Gonorreia: Sinais, Transmissão e Cura – Informações Essenciais
Gonorreia: Sinais, Transmissão e Cura – Informações Essenciais
Blog Article
Essa IST é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes em nível mundial, comprometendo milhões de pessoas anualmente. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer qualquer pessoa, e, se ignorada, pode resultar em complicações graves. A seguir, exploraremos os indicadores da infecção, modos de disseminação, métodos de detecção e tratamento da gonorreia.
Entendendo a Gonorreia
Essa infecção é uma infecção bacteriana que afeta principalmente as membranas do trato reprodutivo, abrangendo uretra, região cervical, ânus e orofaringe. Mesmo que tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode resultar em consequências graves.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os principais sinais incluem:
Manifestações Masculinas:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Em Mulheres:
Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A maneira mais frequente de obter mais informações propagação acontece durante o sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Além disso, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Como Identificar a Gonorreia?
A confirmação da infecção é realizado por meio de testes clínicos, como:
Exame de análise urinária: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.